Perguntas frequentes: Informações gerais sobre pH

Lista das Perguntas/Respostas
O que é o pH?

Uma medição de pH (potencial de hidrogénio) revela se uma solução é ácida ou alcalina (também base ou básica).

Se a solução possui uma quantidade igual de moléculas acídicas e alcalinas, o pH é considerado neutro.

A água muito macia é normalmente acídica, enquanto a água muito dura é normalmente alcalina, no entanto, circunstâncias inusuais podem originar exceções.

A escala de pH é logarítmica e vai de 0,0 a 14,0, sendo 7,0 neutro. As leituras abaixo de 7,0 indicam soluções acídicas, enquanto leituras mais altas indicam soluções alcalinas ou base. Algumas substâncias extremas podem-se encontrar abaixo de 0 ou acima de 14, mas a maioria encontra-se dentro da escala.
O que é a compensação automática da temperatura (CAT)?

Quando se mede o pH utilizando um elétrodo de pH, o erro de temperatura do elétrodo varia com base na Equação de Nernst: 0,03pH/10C/unidade de pH afastada de pH 7.

O erro devido à temperatura é uma função de ambas a temperatura e o pH que são medidos.

A compensação da temperatura pode ser realizada manual ou automaticamente. A compensação manual da temperatura é normalmente realizada introduzindo a temperatura do fluído a ser medido no menu do instrumento e depois o instrumento indicará uma leitura de pH “compensada na temperatura”. A compensação automática da temperatura requer a entrada de um sensor de temperatura e envia constantemente um sinal de pH compensado para o mostrador.

A compensação automática da temperatura é útil para a medição de pH em sistemas com grandes variações de temperatura.

ÁREA RESERVADA
Pretende recuperar a sua Password ?
Indique o email e será enviada nova password de acesso.
EMAIL
TITULO
mensagem
TITULO
mensagem
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste website para facilitar a navegação, registo e recolha de dados estatísticos. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade