Boas Práticas na utilização dos Checkers Hanna - Gama Marinha

Boas Práticas na utilização dos Checkers Hanna - Gama Marinha
2021-06-22
Boas Práticas na utilização dos Checkers Hanna - Gama Marinha

1. Use uma cuvete limpa

Os Checkers Hanna são colorímetros de bolso, que utilizam uma fonte de luz (LED) com um filtro e um detetor de luz para determinar a absorbância e a concentração de iões. Uma vez que os checkers são equipamentos de medição ótica, é importante que a luz não seja impedida por impressões digitais, arranhões, sujidade ou bolhas de ar nas suas cuvetes.

Recomendação: Use um pano de limpeza em microfibra, ou um pano livre de pelos, para limpar a parte externa da cuvete. Agitar a cuvete pode gerar bolhas, provocando leituras imprecisas. Para obter resultados precisos, remova tais bolhas agitando circularmente ou batendo cuidadosamente na cuvete antes de a inserir no Checker.

2. Use diferentes pipetas

Usar a mesma seringa ou pipeta tanto para água salgada quanto para água doce pode contaminar a sua amostra de água doce, o que leva a imprecisões, já que o interior da pipeta pode ficar com alguns resíduos de sal.

Recomendação: Identifique cada seringa e pipeta como água doce ou salgada para que não se misturem.

3. Coloque sempre as cuvetes na mesma posição

Ao usar um Checker, é importante que o comprimento do caminho ótico seja sempre o mesmo para garantir sempre leituras consistentes e precisas. 

Recomendação: Coloque uma pequena marca na tampa ou no topo do vidro para ajudar a indexar a posição da cuvete no dispositivo.

Dica Hanna: Veja AQUI o vídeo abaixo da Bulk Reef Supply que compara os nossos Checkers de fosfato e fósforo com um medidor profissional mais caro. Neste vídeo são dados ainda alguns conselhos e dicas úteis:

4. Não deixe os reagentes na cuvete

Deixar uma amostra reagida na cuvete por muito tempo pode manchar o vidro. O que afetará a absorbância conforme a luz passa pelo vidro, resultando numa leitura errada.

Recomendação: Esvazie e enxague sempre as cuvetes após as medições. O que nos leva ao nosso próximo ponto...

5. Limpe as cuvetes em água destilada ou desionizada

As cuvetes precisam de estar livres de possíveis contaminantes antes de um novo teste ser realizado. Enxagua-las com água do aquário pode deixar resíduos de material após o teste. As cuvetes devem também ser completamente secas ao ar após o enxaguamento para evitar qualquer diluição indesejada da amostra ao realizar o próximo teste.

Recomendação: Esvazie sempre e enxague as cuvetes com água destilada ou desionizada após o teste. Ao colocar novamente as cuvetes no estojo, deixe as tampas abertas.

6. Verifique as datas de validade do reagente 

Usar um reagente com data expirada pode fornecer leituras imprecisas ou falsas.

Recomendação: Crie o hábito de examinar os frascos ou saquetas de reagentes antes de usar. Para obter os melhores resultados, certifique-se de armazenar os reagentes em local fresco e seco e evite mudanças drásticas de temperatura. A temperatura e humidade dramáticas podem danificar os reagentes.

7. Feche completamente a tampa do checker

Qualquer fonte de luz alternativa que entre no medidor pode causar leituras imprecisas ou falsas. O aparelho foi projetado para utilizar uma fonte de luz fixa (LED) com um filtro e um detetor de luz para determinar a absorbância e calcular a concentração de iões.

Recomendação: Certifique-se de que o aparelho encontra-se bem fechado, impedindo a entrada de luz externa adicional na cuvete.

8. Corte as saquetas de reagentes pela linha pontilhada

Cortar a saqueta pela linha pontilhada, significa criar um funil que facilita a despensa do reagente na cuvete (cortar do canto inferior direito em direção ao canto superior esquerdo).  Desta forma não haverá perda ou desperdício de reagente, o que origina melhores resultados! 

Recomendação: Antes de cortar a saqueta, bata-a levemente para garantir que o reagente não fique preso no canto que está a cortar. Em seguida, use sempre uma tesoura para cortar pela linha pontilhada.


Checkers Hanna - Gama Marinha (Clique nas referências para mais INFO):

Checker® HC para alcalinidade marinha

Checker® HC para alcalinidade marinha (dKH)

Checker® HC para cálcio marinho
 
Checker® HC para nitrito gama ultra baixa

Checker® HC para fósforo gama ultra baixa


Partilhar
Twitter     Facebook
ÁREA RESERVADA
Pretende recuperar a sua Password ?
Indique o email e será enviada nova password de acesso.
EMAIL
TITULO
mensagem
TITULO
mensagem
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste website para facilitar a navegação, registo e recolha de dados estatísticos. Para mais informações, consulte a nossa Política de privacidade