Pode variar. No entanto, realizando verificações periódicas com solução de calibração nova, pode determinar quando e com que frequência é necessária a calibração.
Normalmente não tão frequentemente como um medidor de pH, uma vez que não existe uma junção aberta para o exterior.
O ideal é realizar verificações periódicas com solução de calibração nova para determinar quando é necessária uma nova calibração.
Não. Os elétrodos de ORP não necessitam de calibração com o medidor como acontece com o pH. No entanto, os elétrodos de ORP necessitam de ser hidratados antes da sua utilização.
Quando o elétrodo é novo, mergulhe a sua ponteira em água da torneira tépida. Isto melhorará o fluxo da junção de referência.
Para verificar o funcionamento do elétrodo, mergulhe a ponteira em solução ORP HI7021L ou HI7022L. A leitura deve estar a +1- 50mV do valor indicado no frasco. Se a leitura não está entre +/-50mV do valor, é necessário um tratamento oxidante ou redutor, usando a solução HI7092 ou HI7091. Isso também prepara a superfície do elétrodo e torna o tempo de resposta inicial mais rápido.
Uma vez que os elétrodos de processo em linha se encontram já numa solução, um teste simples com HI7021L ou HI7022L indicará a condição do elétrodo.
Se o seu elétrodo não apresenta a precisão suficiente após hidratação e teste, realize um procedimento de limpeza.
Sim, mas recomendamos que calibre o seu medidor antes de o utilizar.
Como pode ver no nosso Website, produzimos uma vasta gama de soluções padrão para variadas aplicações. No entanto, em 99% das situações, a solução padrão de pH 7 e 4 são as que necessita para realizar uma calibração.
Se realiza medições sobretudo na gama alcalina, então pode usar o padrão pH 7 e 10, apesar do pH 10 não ser uma solução tão estável quanto o padrão pH 4, e, por isso, tem uma menor vida uma vez exposto ao ar.
A maior parte dos medidores de pH da HANNA funcionam do mesmo modo, mas deve sempre consultar o respetivo manual de instruções para obter informações sobre os procedimentos corretos.
Apresentamos aqui um resumo geral do procedimento de calibração.
Coloque o instrumento em modo de calibração, premindo a tecla CAL ou premindo e mantendo premida a tecla ON/OFF, até que “CAL” seja indicado no mostrador.
Neste momento, a maioria dos medidores irá pedir que utilize o padrão de pH 7,01, e todos os medidores necessitam de ser calibrados em pH 7 em primeiro lugar.
Coloque o elétrodo na solução de pH 7 de modo que a extremidade da ponteira fique mergulhada.
Os medidores da HANNA estão programados para reconhecer automaticamente uma seleção de padrões (por favor consulte as especificações do seu equipamento para saber quais as soluções).
Enquanto o medidor aguarda que a leitura estabilize, um símbolo de relógio ou símbolo de ampulheta ficará a intermitente (em alguns medidores portáteis a leitura ficará a intermitente).
Se o medidor não for capaz de reconhecer o padrão, aparece uma mensagem de erro (WRONG) no ecrã.
Uma vez atingida uma leitura estável, o medidor calibra-se automaticamente. O medidor irá então pedir a utilização da próxima solução padrão, indicando no ecrã ‘USE 4.01’.
Nessa altura, retire o elétrodo da solução padrão 7 e enxague-o sob água da torneira (ou água desionizada) e depois coloque o elétrodo na solução padrão pH 4.
O medidor indicará novamente que a leitura está a estabilizar, indicando-a a intermitente ou indicando um símbolo de ampulheta ou relógio.