A condutividade elétrica ou eletro condutividade (EC) define-se pela capacidade de uma solução conduzir a corrente elétrica.
Os sólidos totais dissolvidos (TDS) definem-se como a quantidade de sólidos dissolvidos numa
solução.
Apesar de existir uma relação próxima entre o TDS e a condutividade elétrica, eles não são a mesma coisa. Os sólidos totais dissolvidos (TDS) e a condutividade elétrica (EC) são dois parâmetros distintos. O TDS é o total combinado de sólidos dissolvidos na água. A EC é a capacidade de algo conduzir eletricidade (neste caso, a capacidade da água conduzir eletricidade).
A relação entre as quantidades de sólidos como os sais encontrados em fertilizantes é proporcional à sua condutividade, por isso, quanto maior a quantidade de sólidos, maior a condutividade. Isto porque quando os fertilizantes são dissolvidos tornam-se “iões”, o que significa que ficam positiva ou negativamente carregados e podem assim, conduzir uma corrente.
O único verdadeiro método para medir os sólidos totais dissolvidos é pesar o resíduo encontrado na água após essa se evaporar.
Tem presente aquelas manchas que se vêem no vidro depois de o lavar e deixar secar ao ar? Isso são os sólidos totais dissolvidos!
Esse resíduo possui massa e é possível pesá-la, mas se não está num laboratório pode ser uma coisa complicada de fazer. Por esse motivo, podemos estimar os níveis de STD / TDS com base na condutividade da água, uma vez que as moléculas de hidrogénio e oxigénio de H2O transportam quase nenhuma carga elétrica.
A condutividade da maioria de outros metais, minerais e sais transportam uma carga. Um medidor de STD / TDS mede esse nível de EC e depois converte-o para uma medição de STD / TDS. Uma vez que diferentes metais, minerais e sais serão mais ou menos condutores que outros, existem diferentes fatores de conversão que podem ser usados.
ppm (partes por milhão) é a gama mais utilizada para medir TDS (sólidos totais dissolvidos).
µS (microSiemens) é a gama mais utilizada para medir EC (eletrocondutividade).
Os medidores de STD / TDS lêem a condutividade; o medidor converte automaticamente este valor para sólidos totais dissolvidos, que são tipicamente indicados em ppm.
A investigação demonstrou que um fator de conversão entre 0,64 e 0,70 é a melhor indicação de sólidos totais dissolvidos em aplicações de cultivo.
Multiplique por 1,4. Por exemplo: 500 x 1,4 = 700.
Ambos são unidades de condutividade. 1000 microSiemens (µS) = 1 milliSiemens (mS).
Converta para microSiemens multiplicando por 1000. Depois, multiplique por 0,7:
ex.: A sua leitura é 2,14 milliSiemens (x 1000 = 2140 microSiemens). 2140 x 0,7 = 1498 ppm. Ou simplesmente multiplique por 700. (2,14 x 700 = 1498)